O Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, destacou os pontos principais da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e o Caribe, que se celebrará em maio de 2007 no Brasil.

Durante sua visita à sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Cardeal precisou que "o título da Conferência é ‘Discípulos e Missionários de Jesus Cristo’ e tratará sobre a situação da Igreja na América Latina, que variou grandemente em comparação a de faz 12 ou 15 anos".

Em diálogo com o Pe. Joaquín Allende, assistente eclesiástico internacional da AIS, o Arcebispo de Santiago manifestou também que "a brecha entre os ricos e os pobres se faz cada vez mais grande e existem outros problemas sociais preocupantes como a corrupção, a dependência de drogas e a violência. Além disso, a expansão das seitas também deve ser tratada".

"A Conferência Geral se centrará na pessoa humana, chamada a ser seguidora de Cristo", precisou.

Do mesmo modo, destacou que "a Igreja deve despertar o espírito missionário dos cristãos e animá-los a lutar por uma cultura de vida. Os esforços das comunidades cristãs, movimentos apostólicos e instituições católicas de educação produzirão fruto no futuro".

O Presidente do CELAM mencionou a realização de dois congressos prévios à Conferência Geral que servirão de preparação para a mesma: "Um é um encontro dos movimentos apostólicos em Bogotá, Colômbia; e o outro é o congresso –que se realizará em Guadalupe, México, e que será patrocinado pelo AIS– que se centrará na devoção Mariana, arraigada profundamente em nossa gente. Este último versará sobre como ‘cultivar’ a devoção a Nossa Senhora através do trabalho pastoral, de modo que dê frutos para a vida da Igreja e a sociedade".