Em uma breve mensagem dirigida aos participantes da Jornada de Estudo sobre a Música sacra que se celebrou no Vaticano por iniciativa da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Papa Bento XVI chamou a recuperar a música sagrada para a liturgia.

Na mensagem, dirigida ao Cardeal Francis Arinze, Prefeito do Dicastério, o Santo Padre observa que a jornada "corresponde à vontade do venerado João Paulo II, que no quirógrafo com ocasião do centenário do motu proprio ‘Tra le sollecitudini’, pediu a esse dicastério que intensificasse a atenção ao setor da música sacra litúrgica".

"Fazendo minha a intenção de meu amado predecessor –segue o Santo Padre– desejo animar os cultivadores da música sacra para que prossigam esse caminho. É importante estimular, como pretende também este simpósio, a reflexão e o confronto na relação entre música e liturgia, vigiando sempre sobre a praxe e a experimentação, em constante entendimento e colaboração com as conferências episcopais das diversas nações".