O Arcebispo do São Domingos, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, convidou os mexicanos a renovar o compromisso evangelizador da Igreja como único meio para rebater a presença de seitas nos países latino-americanos.

O Cardeal –participante especial do 13º Congresso Nacional Missionário que se realizou em Yucatán– reconheceu a "presença de seitas" e a "agressividade de certos grupos sectários não só contra a Igreja Católica mas também contra o mundo protestante", e convidou a não "discutir com eles mas sim evangelizar".

Do México, o Arcebispo do São Domingos lembrou aos assistentes ao Congresso que "o México é um país que tem vocação missionária", e isto tem que animar os fiéis a seguir com a missão, assinalou que "onde não se evangeliza não há nada o que buscar", e o "importante é que a Igreja promova uma evangelização ativa, dinâmica, completa" que permita a todos os fiéis da América Latina "chegar a um conhecimento de Cristo".

O Cardeal López Rodríguez advertiu que muita gente poderia deixar a Igreja se não se impulsionar uma "atividade dinâmica, uma pregação com entusiasmo" e se dê um "equilíbrio entre a pregação e a ação social" que permita aos que se foram reconhecer que "esses grupos só têm uma pregação de fundamentalismo bíblico que não conduz muito mais que a isso".

Frente ao "avanço e a presença dos grupos sectários na América", a Igreja tem que renovar suas "estruturas evangelizadoras e obras sociais", assinalou o Cardeal.