O bispo emérito de Angra, em Portugal, dom António de Sousa Braga, morreu hoje (23), aos 81 anos, em Lisboa. Ele morreu em uma clínica onde fazia tratamentos diários, após sofrer uma parada cardio-respiratória. Segundo a diocese, o bispo emérito “se encontrava doente há já algum tempo”.

“Em meu nome pessoal e em nome da diocese quero expressar a consternação e a tristeza pelo falecimento do senhor dom António”, disse ao site ‘Igreja Açores’ o administrador diocesano de Angra, cônego Hélder Fonseca Mendes. “Neste momento apenas podemos expressar a nossa gratidão pelo que este homem fez por esta igreja local… a sua dedicação e compromisso; o amor com que viveu nesta diocese” acrescentou.

Dom António de Sousa Braga era religioso dehoniano. Em nota, o superior provincial da congregação, padre João Nélio Simões Pereira, manifestou “os sentimentos de pesar” pela morte do bispo emérito. “Como Província, damos graças a Deus pelo dom que foi para nós a vida e o testemunho do D. António. A sua simplicidade e bondade e a forma como se empenhou no serviço da Província e da Congregação, tornaram-no para nós uma pessoa, um confrade inesquecível”, afirmou.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse por meio de nota que recebeu “com grande tristeza” a notícia da mote de dom António Braga. “Entre nós permanecerá para sempre o seu exemplo de humildade e simplicidade, de bondade e bem, de proximidade e solidariedade, de forte sentido de oração e oblação, de serenidade e paz interior, de olhar atento aos mais pobres e descartados, de cuidado extremoso para com todos sem acepção, de amor à Igreja e à Congregação, de vida de comunhão em Cristo e vida fraterna em comunidade, de vivência dos ventos novos do Concílio Vaticano II, de sintonia com o magistério da Igreja, de envolvência sinodal nas decisões tomadas ao serviço da sua Congregação e da Igreja, de dedicado empenho no âmbito da Conferência Episcopal”.

Dom António de Sousa Braga nasceu em 15 de março de 1941, na freguesia de Santo Espírito, ilha de Santa Maria, nos Açores. Religioso da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) desde 1962, foi ordenado sacerdote pelo papa são Paulo VI, em Roma, em 17 de maio de 1970. O papa são João Paulo II o nomeou bispo de Angra em 1996. Recebeu a ordenação episcopal em 30 de junho do mesmo ano. Esteve à frente da diocese de Angra até março de 2016, quando teve seu pedido de renuncio aceito pelo papa Francisco ao completar 75 anos.

Após a sua resignação, dom António de Sousa Braga quis voltar aos Sacerdotes do Coração de Jesus, ao Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, onde foi formador e superior da comunidade.

Confira também: