O cardeal Angelo Becciu, ex-prefeito da Congregação para as Causas dos Santos que renunciou a todos os seus cargos por suspeita de envolvimento em um escândalo financeiro, disse que participará do próximo consistório de 29 a 30 de agosto e que também participará do consistório para criar novos cardeais em 27 de agosto no Vaticano a convite do papa Francisco.

O cardeal Becciu anunciou a notícia durante uma missa privada celebrada no Golfo Aranci, na Sardenha, ilha italiana onde o cardeal nasceu e onde está de férias.

Se a informação for verdadeira, é provável que o convite a Becciu para participar do próximo consistório possa ser considerada uma decisão pessoal do papa Francisco, que também decidiu pessoalmente demitir o cardeal Becciu.

Isso significa que poderia não haver nenhuma formalização de sua reincorporação, e simplesmente uma breve confirmação de que o papa Francisco de fato convidou o cardeal Becciu para participar do próximo consistório.

A renúncia do cardeal de todos os seus cargos na Santa Sé foi anunciada em 24 de setembro de 2020, por meio de um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé publicado no final da tarde.

O cardeal Becciu disse depois que o papa lhe disse numa audiência naquela mesma noite que não confiava mais nele e que havia acusações de peculato contra ele.

As acusações foram então oficializadas no chamado "julgamento do século" da Santa Sé, que apresenta o cardeal Becciu como um dos dez réus.

O cardeal é acusado de peculato, lavagem de dinheiro, fraude, extorsão e abuso de poder.

O julgamento centra-se na compra de uma propriedade de luxo em Londres pela secretaria de Estado. O cardeal Becciu também enfrenta acusações por destinar dinheiro da secretaria de Estado à Cáritas em sua região natal.

Também está respondendo pela contratação de Cecilia Marogna como assessora da secretaria de Estado.

A renúncia às prerrogativas cardinalícias feita pelo cardeal Becciu nunca foi certificada por um decreto formal do Colégio dos Cardeais.

Confira também: