O Bispo ucraniano grego católico de Ternopil-Zboriv, Dom. Vasyl Semeniuk, informou em sua recente visita à sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre, que faz há alguns dias se realizou uma grande comemoração ecumênica do Holodomor , a grande carestia que assolou a Ucrânia entre 1932 e 1933 quando pereceram cerca de dez milhões de pessoas.

Dom Semeniuk participou de uma das cerimônias oficiais de comemoração do Holodomor na localidade do Khmelnytsk, onde outros milhões de pessoas também morreram em 1947 na etapa da pós-guerra. A cerimônia contou com a participação de alguns sacerdotes da Igreja Católica Romana, o Bispo Antonij do Patriarcado de Kyivan e, pela primeira vez com o Bispo do Patriarcado de Moscou. Todos eles dirigiram a "panakhyda", que é a oração conjunta pelos falecidos durante a fome.
"Nosso Presidente ortodoxo, Viktor Yushchenko, citou (no evento) um comoventer discurso do último metropolitano grego católico, Andrej Szeptyckyj, no qual este último exortava os ucranianos na Galícia a que ajudem a seus irmãos que morriam de fome no leste de Ucrânia, dominado pelos russos", indicou o Prelado.
"Em Khmelnytsk as pessoas ainda lembram seus familiares assassinados tentando cruzar o rio Zbruch para conseguir pão na Galícia", acrescentou. Esta cidade era parte da União Soviética.