A Conferência Episcopal Chilena (CECH) publicou a recapitulação de todas suas mensagens nas quais adverte por que a prescrição e consumo da pílula do dia seguinte são incompatíveis com a ética.

Na página Web:  http://noticiasiglesia.cl/noticia.php?id=2449, a CECH indica todos os comunicados da Igreja e entidades católicas, publicados desde ano 2001 sobre o tema e lembra que "vender ou entregar este produto sabendo que pode impedir a nidação (de um óvulo fecundado no útero), é um atentado contra da vida das pessoas".

Entre os comunicados recapitulados figuram os seguintes:

10 de junho de 2004. Integrantes da Comissão nacional de Bioética da CECH entregaram antecedentes que indicam que a chamada "pílula do dia seguinte" atenta contra a vida humana, o que é reconhecido pelo FDA dos Estados Unidos e pelos próprios laboratórios que a produzem. Também consideram que o produto viola princípios contidos na Constituição Política do Chile.

2 de maio de 2004. O Cardeal Francisco Javier Errázuriz expressou aos fiéis da arquidiocese de Santiago que a Igreja não pode ser incoerente e, por isso, com a mesma energia com que interveio em favor das vítimas das violações dos direitos humanos, e em seguida propôs abolir a pena de morte; assinala hoje a necessidade de defender o direito à vida de todo ser humano desde seu início.

16 de abril de 2004. A Comissão nacional de Bioética da CECH lamentou que o drama das mulheres violadas se preste para uma distribuição gratuita e em massa de um fármaco que pode atentar contra a vida de um ser humano.

1 de março de 2001. A Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Chile abordou os questionamentos éticos sobre situações particulares, como o caso de uma violação, no documento "Contracepção de emergência, aspectos éticos".