O papa Francisco lamentou a morte do cardeal eslovaco Jozef Tomko, prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que morreu ontem (8) em Roma, aos 98 anos. Tomko era o cardeal mais velho do mundo. Ele começou seu serviço à Santa Sé em 1962.

O papa Francisco disse em um telegrama que Tomko “serviu ao Evangelho e à Igreja com humildade e abnegação”.

Na carta, assinada pelo papa e dirigida ao arcebispo de Kosice, Eslováquia, dom Bernard Bober, Francisco disse que o cardeal Jozef Tomko era um "filho ilustre desta terra".

Por isso, o papa expressou sua proximidade e suas condolências à família, ao presbitério e a todos os fiéis “pelo luto que atingiu toda a comunidade eclesial e a nação eslovaca”.

O papa recordou “este apreciado e sábio irmão que, sustentado por uma fé profunda e um olhar clarividente, serviu com humildade e abnegação ao Evangelho e à Igreja”.

“Penso com gratidão ao seu longo e fecundo trabalho na Santa Sé como um colaborador diligente e prudente de meus antecessores". "Penso também em seu espírito orante que o viu, numa idade já avançada, permanecer assíduo na diária recitação noturna do terço na Praça de São Pedro, dando aos peregrinos e turistas um belo e público testemunho de amor à Santíssima Virgem”, disse Francisco.

Francisco rezou para que o Senhor receba “este seu servo fiel na Jerusalém celeste, e de coração concedo a minha bênção a todos os que choram a sua morte, com um pensamento agradecido às irmãs da misericórdia de São Vicente de Paulo que cuidaram dele com muito carinho”.

No dia 30 de abril o papa Francisco encontrou-se com ele na Sala Paulo VI. Durante o encontro com os participantes de uma peregrinação eslovaca, o papa disse: "saúdo cordialmente o cardeal Jozef Tomko, cuja presença nos faz sentir que a Igreja é uma família que sabe honrar os idosos como um dom”. Depois, Francisco brincou “eu tenho uma dúvida, ele parece mais jovem do que eu!”

A Conferência Episcopal Eslovaca informou sobre a morte do cardeal, pediu orações aos fiéis e informou que o funeral será em Roma, e o enterro será na catedral de Santa Isabel em Kosice.

O funeral será na basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 11 de agosto, às 11h e o sepultamento será na Catedral de Santa Elisabeth em Kosice, arquidiocese do seu local de nascimento.

Com a morte de Tomko, o Colégio de Cardeais é agora composto por 206 cardeais, dos quais 116 são eleitores e 90 não-eleitores. O cardeal mais idoso é agora Alexandre do Nascimento, arcebispo emérito de Luanda (Angola), que fez 97 anos em 1º de março.

Confira também: