O papa Francisco nomeou dom Antonio Staglianò, bispo de Noto, Itália, presidente da Pontifícia Academia de Teologia, dicastério da Santa Sé que promove o diálogo entre fé e razão e o aprofundamento da doutrina católica.

Staglianò, de 60 anos, substitui o arcebispo italiano Ignazio Sanna, que está no cargo desde 3 de junho de 2019.

Antonio Staglianò nasceu em 14 de junho de 1959 na ilha de Capo Rizzuto, arquidiocese de Crotone-Santa Severina.

Foi ordenado sacerdote em 1984. Formou-se em Filosofia pela Universidade da Calábria e fez doutorado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Ele ensinou teologia sistemática no Instituto Teológico da Calábria e fez cursos de teologia fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Desde 1997 é teólogo consultor do Serviço Nacional para o Projeto Cultural da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

Staglianò foi pároco da diocese de Crotone-Santa Severina, é membro do Conselho Internacional para a Catequese (COINCAT) e da Comissão de Cultura e Comunicação Social da CEI e delegado da CEI para os migrantes.

Dom Staglianò foi nomeado bispo de Noto em 22 de janeiro de 2009.

Em seus anos de serviço pastoral em Noto, promoveu um projeto comunicativo teológico, pastoral e cultural que leva o nome de Pop-Teologia. “Se a teologia quiser continuar sua tarefa, terá que falar além do âmbito conceitual da academia e buscar uma nova linguagem comunicativa, que inclua um conhecimento de fé mais encarnado e conectado, correspondente às modalidades culturais com que as pessoas descobrem e vivem o sentido de suas vidas”, disse Staglianò.

O que é a Pontifícia Academia de Teologia?

Segundo o Pontifício Conselho para a Cultura, dicastério ao qual está associada, a Pontifícia Academia de Teologia foi fundada pelo papa Clemente XI em 1718.

“Criada como sede das ciências sagradas para formar teólogos bem preparados, a Academia tem a missão de promover o diálogo entre fé e razão, além de aprofundar a doutrina cristã”, diz o site do conselho.

Como base de sua missão, a Pontifícia Academia de Teologia tem a encíclica Fides et ratio do papa são João Paulo II, na qual se diz que a tarefa desta organização “consiste em apresentar a inteligência da Revelação e o conteúdo da fé”.

Segundo o site, “uma das principais tarefas dos acadêmicos é compreender a verdade revelada e apresentá-la aos homens de hoje, para que recebam a mensagem de Cristo e a encarnem na própria vida e na própria cultura, como fonte inesgotável de renovação, tanto no campo da fé como da moral”.

Confira também: