Será lançado em breve o livro "Abancay, um Bispo dos Andes peruanos", escrito pelo Bispo Emérito do Abancay (sul do Peru), Dom. Enrique Pélach, que narra seus 88 anos de fecundo trabalho pastoral, conforme informou a agência a Europa Press.

A obra publicada pela Editora Rialp relatará as diversas viagens apostólicas do Prelado de origem espanhola, assim como seu tenaz trabalho social em benefício dos mais pobres e da promoção de vocações religiosas.

No texto, Dom. Pélach conta que quando chegou a Abancay, encontrou 12 mil habitantes e seis sacrários. Logo, com o passar dos anos, a cidade chegou a ter 80 mil habitantes e 27 sacrários.

"O notável aumento de sacrários se deve à criação de seminários, noviciados, paróquias e obras apostólicas, que exigem a presença de Cristo", acrescenta o autor.

O Arcebispo Emérito de Abancay nasceu em 1917 em Gerona, entrou para o seminário de sua cidade natal e estudou na Universidade Gregoriana de Roma. Em 1949 conheceu São Josemaria Escrivá e em 1952 pediu a admissão na Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz.

Em 1957, foi um dos cinco primeiros sacerdotes que chegaram ao Peru para iniciar o trabalho missionário, e em 1968 foi nomado Bispo de Abancay.