O Arcebispo de Pamplona e Bispo de Tudela, Dom. Fernando Sebastián, presidirá nesta sexta-feira, 2 de dezembro os atos de inauguração da comemoração dos 500 anos do nascimento do santo evangelizador da Companhia de Jesus, São Francisco Xavier.

O Prelado, que estará acompanhado pelo Prepósito Geral da Companhia do Jesus, o Pe. Peter-Hans Kolvenbach, presidirá na Catedral de Pamplona as Vésperas Solenes e um Te Deum na véspera do início do V Centenário do santo evangelizador espanhol.

Os atos continuarão no sábado, 3 de dezembro, com a abertura oficial do Centenário de São Francisco Xavier e Jubileu da Companhia, na sala Francisco do Jasso de Xavier. Em seguida será aberta a Sala de exposições Georg Shurhammer, o maior biógrafo do santo. Ao meio dia se celebrará uma Missa solene, presidida pelo Arcebispo de Pamplona, e concelebrada por vários bispos, o Prepósito Geral e os Provinciais da Companhia de Jesus de todo o mundo.

No domingo, dia 4, durante a Missa que se celebrará ao meio dia na cidade de Xavier, haverá a entrega de crucifixos para os missionários navarros que neste ano partirão para missões.

Durante todo o Ano Jubilar da Companhia de Jesus serão realizadas as tradicionais Xavieradas. Em março, nos dias 5 e 11, haverá a tradicional Novena da Graça, enquanto que nos dia 9 se celebrará a Javierada dos sacerdotes. Nos dia 19, a da terceira idade; em 20 de maio, a das crianças, e em 4 de junho, a dos doentes.

O dia central dos atos comemorativos será 7 de abril de 2006, data do nascimento de São Francisco Xavier.