A polícia nicaraguense invadiu a paróquia Divina Misericórdia na noite de segunda-feira (1º), em Sébaco, diocese de Matagalpa, para fechar uma rádio católica. No mesmo dia, outras quatro rádios católicas também foram fechadas pela ditadura de Daniel Ortega.

Através da sua página de Facebook, a paróquia transmitiu ao vivo a chegada e a invasão da matriz paroquial pela polícia.

O Canal Católico de Sébaco também transmitiu ao vivo a entrada da polícia na capela Menino Jesus de Praga. As tropas dispararam tiros para o alto e lançaram bombas de gás lacrimogêneo para afastar a população que se aproximou para apoiar o diretor do canal, padre Uriel Vallejos.

“Pedimos irmãos, por favor, que se unam em oração. Todos aqueles que estão de suas casas, neste momento, por favor, pedimos que dobrem os joelhos, acendam uma vela na imagem da Virgem Maria, que ela nos proteja com seu manto celestial”, disse a locutora.

A diocese de Matagalpa, cujo bispo, dom Rolando Álvarez, é um dos mais críticos ao governo, informou que o Instituto Nicaraguense de Telecomunicações e Correios (TELCOR) notificou na segunda-feira o fechamento da Rádio Hermanos.

"Neste momento, fomos informados de que também fecharam a Rádio Nossa Senhora de Lourdes de la Dalia, a Rádio Nossa Senhora de Fátima de Rancho Grande, a Rádio Alliens de San Dionísio e a Rádio Monte Carmelo de Río Blanco", denunciou em seu comunicado.

A diocese afirmou que, para o fechamento da Rádio Hermanos, o argumento da TELCOR é "que desde 30 de janeiro de 2003 não temos o alvará de funcionamento vigente".

Em 7 de junho de 2016 “o bispo dom Rolando Álvarez apresentou pessoalmente a documentação" à TELCOR para pedir os alvarás de Rádio Hermanos, Rádio Nossa Senhora de Lourdes de la Dalia, Radio Nossa Senhora de Fátima de Rancho Grande, Rádio Monte Carmelo de Río Blanco, Rádio Santa Lucía de Ciudad Darío, Católica de Sebaco e Rádio San José de Matiguas.

A diocese disse que o pedido "nunca foi atendido". “Toda esta documentação está à disposição da TELCOR, da comunidade nacional e internacional”, acrescentou.

Dom Rolando Álvarez denunciou durante a missa celebrada na noite de segunda feira (1º) que “praticamente a TELCOR cancelou todas as estações de rádio de nossa diocese”.

“Todas as nossas rádios foram fechadas. Mas a Palavra de Deus, não a calarão”, disse Álvarez.

A diocese informou no comunicado que “continuaremos informando e denunciando qualquer situação que, como esta, continue violando a liberdade de expressão e religião na Nicarágua”.

 

Confira também:

 

Mais em