Pelo terceiro ano consecutivo, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), começou a campanha "Apóe sua Igreja", para que com o contribuição dos fiéis, a Igreja no país conte com os recursos necessários para seu trabalho pastoral.

Entretanto, o Secretário Geral da CEV, Dom. José Luis Azuaje, assinalou que o dinheiro arrecadado nos anos anteriores não foi suficiente para cobrir estas necessidades. "Os recursos obtidos desde 2003, quando começamos esta iniciativa para solicitar recursos, não chegam nem sequer a cobrir 10 por cento dos gastos da Igreja que peregrina na Venezuela", afirmou.

Nesse sentido, tanto o Prelado como a diretora nacional da Cáritas, Janeth Márquez, indicaram que as moradias e refúgios levantados, assim como os centros ambulatórios para atender aos atingidos pelas chuvas, não seriam uma realidade sem a ajuda de organizações estrangeiras e empresas privadas.

Por outro lado, Dom. Azuaje, esclareceu que a campanha "Semeie a esperança: Apóie sua Igreja", não busca o enfrentamento com o Governo, mas sim nasce da realidade que vive a Igreja no país.

"Esta iniciativa não é produto de uma conjuntura, mas sim de uma realidade. Boa parte das Igrejas na América Latina têm feito esforços para auto-financiar-se e não ter que depender do Estado. Nós, a única coisa que estamos fazendo é imitar experiências como as do Chile, Brasil ou Colômbia", afirmou.