O jornal italiano “La Stampa” anunciou que a primeira Encíclica do Papa Bento XVI, que também outras fontes anunciaram que trataria o tema da caridade, poderia ver a luz a princípios de janeiro, muito possivelmente em 6 de janeiro, Solenidade da Epifania. 

Segundo o jornal italiano, a Encíclica levaria como data de assinatura 8 de dezembro de 2005, Solenidade da Imaculada Concepção data emblemática não só por seu caráter mariano, mas também porque coincide com o 40º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II. 

Fontes do Vaticano comentaram a ACI Prensa que a data de publicação anunciada por “La Stampa” é “só tentativa”, pois não é freqüente que a Santa Sé publique documentos importantes em datas feriadas, como é o caso da Epifania no Vaticano e em vários países da Europa. “É mais provável que a Encíclica se dê a conhecer mais tarde em Janeiro, porém a data exata só se conhecerá poucos dias antes de sua publicação”, disse a fonte.

Segundo o jornal italiano, o título  da Encíclica, centrada no amor de Deus e a caridade cristã, será “Deus caritas est” (Deus é amor), tirado do capítulo 4 da Primeira Carta de São João.