Poucas horas antes de se despedir do Canadá, o papa Francisco pediu hoje (29) que os jovens não sejam “reféns de um celular” e, ao contrário, caminhem “para o alto”.

Em seu encontro com os jovens e idosos na praça da escola primária de Iqaluit, o papa disse que “preciso possibilitar aos jovens que façam grupo, estejam em movimento: não podem passar os dias isolados, mantidos como reféns por um celular”.

Após recordar que o hóquei no gelo é “o esporte nacional do Canadá”, o papa destacou que esta prática “combina bem disciplina e criatividade, tática e força física; mas o que faz a diferença é sempre o espírito de equipe, pressuposto indispensável para enfrentar as circunstâncias imprevisíveis de jogo”.

“Fazer equipe significa acreditar que, para se alcançar grandes objetivos, não se pode ir para diante sozinhos; é preciso mover-se em conjunto, ter a paciência de tecer densas redes de passagens. E significa também deixar espaço para os outros, sair rapidamente quando é a própria vez e apoiar os companheiros. Eis o espírito de equipe”, disse.

O papa Francisco também reiterou "indignação e a vergonha que, há meses, me acompanham" pelos "grandes sofrimentos" dos ex-alunos das escolas residenciais do Canadá.

“Também hoje e aqui quero dizer-vos o grande pesar que sinto; e desejo pedir perdão pelo mal cometido por não poucos católicos que, naquelas escolas, contribuíram para as políticas de assimilação cultural e de alforria”, disse.

Aos jovens indígenas, Francisco encorajou a não ter medo de "ouvir uma vez e outra os conselhos dos mais idosos, abraçar a tua história para escreveres novas páginas, apaixonar-te, tomar posição perante os fatos e as pessoas, envolver-te”.

Como conselho aos jovens indígenas, o papa disse: “caminha para o alto”.

“Habitas nestas vastas regiões do Norte; que elas te recordem a tua vocação de tenderes para o alto, sem te deixares arrastar terra a terra por quem pretende fazer-te crer que é melhor pensares só em ti próprio e usares o tempo de que dispões apenas para as tuas diversões e interesses”, afirmou.

“Não penses que os grandes sonhos da vida sejam céus inatingíveis. Estás feito para voar, abraçar a coragem da verdade e promover a beleza da justiça", disse o papa e acrescentou: “nunca percas a esperança, luta, dá tudo por tudo, e não te arrependerás”.

Outro conselho do papa Francisco para os jovens foi “vem à luz”.

“Existes para vir à luz cada dia. Não só no dia do teu nascimento, quando não dependia de ti, mas cada dia. Diariamente és chamado a levar uma luz nova ao mundo: a dos teus olhos, do teu sorriso, do bem que tu, e só tu, podes oferecer”, disse.

Em seguida, o papa Francisco enfatizou que “a liberdade é o dom maior que nosso Pai celestial nos deu juntamente com a vida”.

“Amigos, caminhai para o alto, vinde à luz cada dia, fazei equipa! E fazei tudo isso na vossa cultura”, disse.

“Faço votos de que, escutando os idosos e bebendo na riqueza das vossas tradições e da vossa liberdade, possais abraçar o Evangelho guardado e transmitido pelos vossos antepassados e encontrar o rosto Inuk de Jesus Cristo. De coração vos abençoo e digo: qujannamiik! [obrigado!]”, concluiu.

Confira também: