O papa Francisco “parou para encontrar os convidados do centro de recepção e espiritualidade Fraternité St Alphonse” e os presenteou com uma pintura da Virgem Maria depois de rezar a missa no Santuário Nacional de Santa Ana de Beaupré, em Québec (Canadá) ontem (28).

“Acolhidos no jardim do centro pelos hóspedes permanentes e pelos frequentadores regulares do centro, um total de cerca de 50 pessoas, entre idosos, pessoas com vários vícios e doentes de HIV/SIDA, e pelo diretor responsável, padre André Morency, o papa conversou informalmente com eles”, informou a Santa Sé.

Em seguida, o papa deu a eles um ícone da Santíssima Senhora de Jerusalém. A imagem é "muito popular entre os peregrinos à Terra Santa" e é cópia de um ícone da Igreja da Assunção de Maria em Jerusalém.

O ícone é cópia da pintura da Virgem atribuída ao evangelista são Lucas, "que a teria feito quinze anos depois da ascensão de Nosso Senhor".

No ano de 463 essa pintura foi enviada para Constantinopla e depois para Korsun, onde em 988 foi apresentada ao príncipe são Vladimir de Kyiv, a quem se deve a cristianização dos russos.

Enviado em 1571 pelo czar Ivan, o Terrível, para a Catedral da Dormição em Moscou, pintura de são Lucas desapareceu durante a invasão da Rússia por Napoleão Bonaparte em 1812.

Confira também: