Durante ambos discursos pronunciados a onze novos embaixadores, cujas credenciais foram recebidas nesta quinta-feira pela manhã, o Papa Bento XVI destacou o valor da abstinência e a fidelidade para prevenir a AIDS na África.

O Santo Padre cumprimentou brevemente a cada um dos onze embaixadores, a quem entregou em seguida uma mensagem escrita centrada na situação civil e religiosa do próprio país.

Os novos embaixadores são: Ali Abeid A. Karume (Tanzânia), Madan Kumar Bhattarai (Nepal), Pekka Ojanen (Finlândia), Gilbert Ramez Chagoury (Santa Luzia), Francisco A. Soler (El Salvador), Sten Erik Malmborg Lilholt (Dinamarca), Konji Sebati (África do Sul), Idriss Jazaïry (Argélia), Petros Tseggai Asghedom (Eritréia), Félix Kodjo Sagbo (Togo) e Antoni Morell Mora (Principado de Andorra).

Na mensagem dirigida a Konji Sebati, embaixatriz da África do Sul e médica especialista em temas da AIDS, o Pontífice assinalou que "as estatísticas que chegam de várias regiões da África confirmam que a promoção da castidade e a fidelidade no matrimônio e a importância dada à família servem para lutar contra a AIDS".

"A educação, o cuidado da saúde e a ajuda aos pobres também conseguiram seus frutos", acrescentou o Santo Padre, quem assegurou que "a Igreja Católica continuará oferecendo sua cooperação onde quer que possa ser de ajuda", e pediu ao Governo da África do Sul que "promova um conhecimento sempre maior da dignidade da vida humana desde sua concepção até a morte natural".