Existe um "novo paganismo" que está se espalhando pelo mundo por obra do demônio, disse dom Giorgio Marengo, administrador apostólico de Ulán Bator, na Mongólia, e membro dos missionários da Consolata. Dom Marengo, que em 27 de agosto se tornará, aos 47 anos, o mais jovem cardeal da Igreja, tem mais de 20 anos de experiência como exorcista.

“Nunca deixa de ser atual e necessário condenar a superstição, porque nela enfraquecemos a fé e acabamos nos tornando seus escravos, para escapar de nossos medos e incertezas”, disse Marengo no XVI Curso sobre Exorcismo e Oração de Libertação no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum de Roma, em abril.

Os católicos têm que imitar o exemplo de Jesus Cristo, que “confiava totalmente em Deus Pai”, disse Marengo. “A humildade do crente consiste em depositar sua confiança nele, incondicionalmente”.

O futuro cardeal atuou como exorcista por mais de 20 anos na Mongólia. Dos 3,5 milhões de habitantes do país, só 1,5 mil são católicos e mais de 10 mil praticam o xamanismo.

O xamanismo é uma antiga prática pagã que acredita ser possível estabelecer comunicação com os espíritos da natureza e com os mortos por meio da possessão ritual de um xamã, que serve como intermediário.

Quase erradicado da Mongólia durante a ditadura comunista, o xamanismo está ressurgindo.

Fora da Mongólia, o xamanismo é popular nos círculos new age, porque enfatiza a harmonia com as forças da natureza e com a cura.

Dom Marengo lutou contra essa prática e outras na Mongólia desde o início de seu ministério como padre exorcista. O bispo disse que costumava recordar aos padres missionários que ajudassem os fiéis que queriam ser batizados em sua luta contra o diabo, que procurava separá-los da graça com os enganos do paganismo.

“Tinha que recordar aos sacerdotes que serviam nestas terras que se colocassem em sintonia com os primeiros discípulos do Senhor, que anunciavam o Evangelho, expulsavam demônios e curavam os doentes”, disse ao site CentralAsia, segundo Asia News.

Na sua conferência do curso de exorcismo em Roma, o bispo deu conselhos para “viver uma fé madura e livre de ilusões satânicas”.

O bispo aconselhou oração, adoração eucarística e devoção à Virgem Maria. “Tudo muda com a difusão da adoração da Eucaristia”, disse. Também recomendou rezar com “textos litúrgicos que invocam a cura do corpo e da alma”.

Segundo Marengo, também é importante haver uma "catequese adequada sobre as ações do diabo e as possibilidades de combatê-lo", e conversar sobre "questões de demonologia".

Por isso, destacou a importância de sacerdotes e religiosos serem formados em matéria de saúde espiritual e de luta contra o demônio.

Confira também: