Em uma parte do discurso que dirigiu nesta manhã aos membros da Comissão Teológica Internacional, presidida pelo Arcebispo norte-americano William Joseph Levada na qualidade de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Papa Bento XVI lembrou que o teólogo realiza sua função em fidelidade ao Magistério.

Ao comentar sobre o tema do estatuto e o método da teologia católica, o Pontífice destacou que "o trabalho do teólogo deve ser realizado em comunhão com o Magistério vivo da Igreja e sob sua autoridade".

"Considerar a teologia uma ação particular do teólogo –advertiu o Santo Padre– significa desconhecer sua natureza".

"Só na comunidade eclesiástica, em comunhão com os legítimos pastores da Igreja, tem sentido o trabalho teológico, que exige certamente a competência científica, mas também e, principalmente, o espírito de fé e a humildade de quem sabe que o Deus vivo e verdadeiro, objeto de sua reflexão, supera imensamente as capacidades humanas".

"Poderia-se objetar o seguinte –disse o Papa–: Uma teologia assim definida continua sendo ciência, e conforme com nossa razão? Sim, racionalidade, caráter científico e pensar na comunhão da Igreja não só não se excluem, mas estão unidos".

"O Espírito Santo introduz à Igreja na plenitude da verdade, a Igreja está a serviço da verdade e guia educando à verdade", concluiu o Santo Padre.