Depois de um longo voo de cerca de 10 horas, no qual percorreu mais de 8.400 quilômetros, o papa Francisco desembarcou hoje (24) no Aeroporto Internacional de Edmonton, o primeiro de seus destinos em sua primeira viagem internacional à América após o fim das restrições por covid-19.

O avião da ITA Airways, que levava as bandeiras do Canadá e do Vaticano, e com o qual sobrevoou países como Itália, Suíça, França, Reino Unido, Islândia, Groenlândia, pousou às 11h09 (14h09 no horário de Brasil).

No avião, por ser domingo, Francisco rezou o Ângelus com as pessoas que o acompanharam e com os jornalistas que viajaram com ele.

Ao contrário de outras viagens, os primeiros a saírem do avião foram os bispos e cardeais que acompanham o papa, como o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e o cardeal canadense Marc Ouellet, prefeito do Dicastério para os Bispos.

O Papa Francisco desceu pelo lado oposto de onde a escada foi colocada; ajudado por um elevador, embarcou em carro e chegou ao hangar onde foi realizada a cerimônia de boas-vindas.

Ao sair do carro, estava sentado numa cadeira de rodas, devido ao problema que tem nos joelhos.

No hangar foi recebido por lideranças indígenas, além de diversas autoridades civis e eclesiais, entre as quais o primeiro-ministro Justin Trudeau e o núncio apostólico no Canadá, dom Ivan Jurkovic.

No local, um grupo de cinco indígenas cantou uma música na língua nativa, acompanhado por um instrumento de percussão semelhante a um tambor. Alguns se aproximaram para cumprimentar o papa, que conversou brevemente com eles e lhes deu terços.

Em seguida, o papa Francisco seguiu para o seminário São José, onde descansará após o longo voo.

Francisco ficará no Canadá de 24 a 30 de julho e visitará as cidades de Edmonton, Quebec e Iqaluit, onde se reunirá com membros de grupos indígenas canadenses, protagonistas desta viagem papal.

O lema da viagem é “Caminhar juntos”. O papa disse que esta é “uma peregrinação penitencial, que espero, com a graça de Deus, possa contribuir para o caminho de cura e reconciliação já empreendido”, especialmente com os povos indígenas.

O papa Francisco é o segundo papa a visitar o Canadá depois das três viagens de são João Paulo II em 1984, 1987 e 2002.

Confira também: