Com ocasião do Dia Mundial da Luta contra a AIDS, a celebrar-se neste primeiro de dezembro, o Departamento Episcopal de Pastoral de Saúde da Conferência Episcopal Peruana (CEP) alertou que esta terrível enfermidade "não pode ser unicamente considerada do ponto de vista sanitário, já que é um problema fundamentalmente ético".

Através de um documento, o Departamento explicou que a AIDS está muito fundada no materialismo, a permissividade, o hedonismo e a conseguinte perda do sentido do pecado. O texto esclarece que "a raiz dessa terrível doença se encontra sobretudo na conduta desordenada do homem, tanto em nível moral como sexual".

Do mesmo modo, adverte que "frente à crise de valores morais e espirituais, se manifesta uma negação ou uma indiferença sobre a sorte transcendente do homem, sendo claro o reconhecimento de uma verdadeira patologia do espírito que não é menos perigosa que a patologia física".

O documento lembra a necessidade de reforçar a família e o papel dos pais na formação dos filhos, para que estes recebam uma correta educação sexual. "O principal caminho para a prevenção da AIDS está em uma educação apoiada nos valores autênticos e espirituais", indica.