A Santa Sede expressou sua preocupação pelas notícias recebidas sobre a "detenção de seis sacerdotes em Zhengding (China), como as detenções precedentes de outros sacerdotes em diversas localidades" desse país comunista, conforme informou hoje o porta-voz vaticano, Joaquín Navarro-Valls.

"Assim como em outras ocasiões, não se sabe as razões das medidas coercitivas que lhes foram aplicadas. As agências de imprensa informam nestes dias de dois fatos graves, um contra as religiosas franciscanas em Xian e outro contra seis sacerdotes na diocese de Zhengding", indicou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e acrescentou que embora "trata-se de notícias das quais não é possível verificar a totalidade das circunstâncias, suscitam dor e reprovação".

"Não se pode deixar de condenar firmemente a violência empregada em Xian contra algumas religiosas inermes", acrescentou.

A Fundação Cardeal Kung informou ontem que em 18 de novembro, a polícia a chinesa deteve seis sacerdotes da Igreja Católica clandestina, fiéis à Santa Sé, pertencentes à diocese de Zhengding. Dois deles foram agredidos durante a detenção.