O papa Francisco enviou uma mensagem ao Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), por ocasião da inauguração de sua nova sede. Francisco exortou o conselho a estar atento “às três idolatrias que sempre ameaçam a marcha do povo fiel de Deus".

O CELAM começou sua assembleia extraordinária ontem (12) em sua nova sede em Bogotá, Colômbia, após mais de oito anos de trabalho.

Em sua mensagem, divulgada hoje (13) pela Santa Sé, Francisco convidou os membros do CELAM a agradecer a Deus pela conclusão "desta obra material que pode ser de ajuda para levar adiante projetos de evangelização e de formação pastoral em apoio às Conferências Episcopais", tendo “presente que se o Senhor não edifica a casa, em vão se cansam os construtores”.

“Não esqueçamos que nossas estruturas materiais só têm sentido quando estão destinadas ao serviço, sobretudo, das nossas irmãs e irmãos que vivem nas periferias mais extremas da vida”, acrescentou na mensagem.

O papa Francisco chamou a "estar atentos às três idolatrias que sempre ameaçam a marcha do povo fiel de Deus: a mediocridade espiritual, o pragmatismo dos números e o funcionalismo que nos leva a ser mais entusiastas pelo plano de rota do que pela rota. Tentações que não toleram o mistério e vão à eficácia”.

“Sentimos a necessidade perene de suplicar ao Senhor Ressuscitado que impulsione e fortaleça nossa missão eclesial com a força do seu Espírito Santo, para estar prontos para discernir os sinais dos tempos e para responder, a partir da perspectiva da fé, da esperança e da caridade, às necessidades do povo santo e fiel de Deus”, disse o papa.

Confira também: