O papa Francisco disse que é incoerente que Joe Biden, segundo presidente católico na história dos Estados Unidos, seja a favor do aborto legal.

Durante entrevista à Univisión e Televisa, transmitida ontem (12), o papa Francisco falou sobre o aborto e a posição de Joe Biden, após ser questionado sobre oferecer ou não a comunhão a políticos que promovem o assassinato de nascituros.

Francisco disse que existem dados científicos que mostram que “após a concepção, o DNA do feto já está lá e os órgãos alinhados. Há vida humana. É justo eliminar uma vida humana?”, questionou Francisco.

Quanto à defesa do aborto pelo presidente dos Estados Unidos, Francisco disse que deixa à sua “consciência”.

"Que (Biden) fale com seu bispo, com seu pastor, com seu pároco sobre esta incoerência", disse o papa.

Em 24 de junho, a Suprema Corte dos Estados Unidos anulou a decisão Roe x Wade, de 1973, que legalizou o aborto no país. Com a decisão, cada Estado pode legislar sobre o aborto.

Joe Biden, apesar de se apresentar como católico devoto, criticou a decisão da Suprema Corte, dizendo que a anulação do suposto “direito” ao aborto é “um erro terrível”.

“É um dia triste para a Corte e para o país (…) É a concretização de uma ideologia extrema e um erro trágico da Suprema Corte, na minha opinião”, disse Biden.

O presidente dos Estados Unidos também disse que, com a anulação de Roe, a "vida e saúde" das mulheres nos Estados Unidos estão agora "em risco" e que elas não têm mais o "direito de escolher" e "poder controlar seu próprio destino".

Além disso, em resposta à decisão da Corte, Biden assinou uma ordem executiva em 8 de julho que busca "proteger" o acesso ao aborto nos Estados Unidos.

Confira também: