O Patriarcado de Lisboa, em Portugal, afastou “preventivamente” o padre Duarte Andrade e Sousa de suas funções devido ao que classificou como “troca de mensagens contendo linguagem inapropriada”. Segundo a mídia portuguesa, o fato envolve o envio de imagens obscenas a alunos do colégio católico São Tomás.

Em nota publicada ontem (7), o Patriarcado de Lisboa comunicou o afastamento do sacerdote, mas não citou o nome, dizendo apenas que se tratava de “um padre de seu presbitério”.

“Tendo encaminhado o caso para averiguação na Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis no cumprimento das indicações canônicas em vigor, o Patriarcado de Lisboa decidiu afastar preventivamente este sacerdote das funções pastorais”, afirmou o comunicado.

O site 7Margens informou que o padre em questão é Duarte Andrade e Sousa, capelão do ensino secundário do Colégio São Tomás, em Lisboa. Segundo o site, alguns pais de alunos da escola teriam descoberto imagens obscenas, incluindo vídeos, nos celulares de seus filhos, em um grupo de WhatsApp que o sacerdote mantinha com os estudantes.

Após a repercussão do caso, o Colégio São Tomás confirmou por meio de nota o afastamento de padre Duarte Andrade e Sousa por parte do Patriarcado, “estando já suspensa a sua colaboração como capelão do nosso colégio, a seu pedido”.

A escola afirma que a troca de mensagem aconteceu “num grupo do Whatsapp com alunos do 12º ano, não havendo atualmente notícia de qualquer outro tipo de comportamento inadequado”.

“Neste momento, tanto a Comissão Diocesana de Proteção de Menores como as autoridades judiciárias estão a seguir o processo, e da nossa parte temos a disposição plena de colaborar em tudo o que for necessário”, afirma o colégio.

Confira também: