O Prefeito para a Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Crescenzio Sepe, enviou uma carta em nome do Papa Bento XVI aos participantes do 13º Congresso Nacional Missionário (CONAMI), que está sendo realizado em Yucatán, pedindo-lhes aumentar o trabalho evangelizador no país, como única saída para a atual cultura "amoral e relativista".

Segundo o Cardeal, Bento XVI quer que "os bispos do México e todos os fiéis da nação" se motivem para "enfrentar com decisão a premente tarefa de formação cristã dos fiéis, para ajudá-los a viver neste mundo com alegria e ousadia, coerência e intrepidez".

O comunicado assinala a urgência de um trabalho evangelizador forte, que compense às famílias que não podem "transmitir a fé a seus filhos" e a vigência de uma "mentalidade que concebe e reduz a missão da Igreja a um simples compromisso social".

Para a evangelização, é necessário a "promoção de itinerários de formação católica" que se caracterizem por um "intenso dinamismo missionário", que enfrente o atual "marco cultural fortemente secularizado, amoral e relativista".

O Cardeal lamenta o aumento constante dos que "não conhecem Cristo nem fazem parte da Igreja", por isso é necessário que se conheça o Evangelho de Jesus apesar do "moderno espírito de tolerância que, enquanto assegura querer respeitar e proteger a absoluta liberdade de consciência, na realidade confina o homem dentro de seus limites, pois faz da razão humana a norma única e suprema do justo e verdadeiro".

Responder ao chamado missionário, é reconhecer que há "um impulso interior que vem do alto" e obedece à "vontade salvífica de Deus, ao plano divino de salvação", acrescentou o Cardeal Sepe.