O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic Karmelic, destacou a necessidade de que os candidatos presidenciais apresentem propostas concretas para promover uma maior igualdade e fortalecer a família como principal espaço de humanização.

Do mesmo modo, recordou que não há impedimento para que um empresário chegue à presidência, referindo-se ao candidato de Renovação Nacional, Sebastián Piñera, mas precisou que antes de assumir a Presidência deveria dar a conhecer seu patrimônio.

"Não nos parece que seja um impedimento que uma pessoa tenha bens. O importante é que se saiba claramente quais são seus bens e se é que uma dessas pessoas é escolhida se saiba claramente o que tinha antes, e isto com documentação, e o que eventualmente possa adquirir durante seu período presidencial", declarou o também Bispo da Rancagua.

Dom. Goic expressou que "no Chile, com algumas exceções, houve uma tradição de honradez nos que exerceram a primeira magistratura. portanto, nós temos a esperança de qualquer que seja a pessoa escolhida para conduzir o Chile nos próximos anos se caracterize por sua probidade e sua honestidade, além dos poucos ou muitos bens que possa ter".

Os bispos chilenos expressaram sua confiança em que o período eleitoral não seja belicoso e que as pessoas escolhidas nas próximas eleições possam trabalhar na busca do bem comum, fomentando o diálogo e o entendimento.