O Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, chamou os bolivianos a aproveitar o tempo de Advento para pedir "paz, perdão, reconciliação", e não cair na mensagem de quem confunde com "ruídos, ostentação e mercantilismo".

Durante a Missa dominical, o Cardeal expressou a necessidade de transmitir o Evangelho "aos cantos mais afastados da Bolívia", para que "esta palavra de amor e de esperança" chegue "a todos os aflitos, a todos os que sofrem, a todos os abatidos por tantas dores e sofrimentos".

Do mesmo modo, advertiu que por estas datas "o mundo, o comerciante, o usurário; que traz falsas mensagens já começou a encher de ruído nossos lares, nossas cidades e até nossos campos".

Nesse sentido, recordou que a ostentação, o luxo ou o abatimento dos mais pobres "não é o espaço no que temos que receber o Senhor. A história da salvação nos conta que o povo desejou de maneira singela a presença de Deus".

"O Advento tem que nos levar a purificar nossa maneira de pensar e de agir, não nos deixemos enganar, notemos que nestes dias vão sair ao mercado brinquedos mais sofisticados, vai fazer acreditar que a salvação está em ter o melhor computador ou o melhor aparelho para escutar música", assinalou o Arcebispo e precisou que "o único que pode salvar é o Senhor".

O Cardeal Terrazas também pediu não desviar o olhar de quem "está sofrendo realmente em sua condição humana", suportando injustiças, fome, dor e miséria que não só existe na Bolívia, "mas também em todo nosso continente latino-americano e em todo mundo".