Delegações de bispos católicos das províncias eclesiásticas de Ibadan e Lagos, na Nigéria, visitaram os sobreviventes do massacre que matou ao menos 40 fiéis católicos na missa de Pentecostes na igreja de São Francisco Xavier em Owo.

Os oito bispos de Lagos e Ibadan visitaram a paróquia católica de Owo para “condenar ainda mais este ato maligno e a profanação da vida em todos os sentidos”.

Depois visitaram a residência do bispo de Owo, dom Jude Arogundade, foram ao local do massacre, ao palácio do rei de Owo, à casa do Governador e finalmente aos hospitais onde os sobreviventes estão sendo tratados.

As fotografias divulgadas pela diocese de Ondo, mostram os bispos acompanhando e abençoando os feridos do atentado.

Durante a visita, o arcebispo de Ibadan, dom Gabriel 'Leke Abegunrin, condenou o massacre. "Deus empreenderá a luta contra os malfeitores", disse.

Dom Abegunrin exortou o governo nigeriano a "fazer todos os esforços para garantir que qualquer pessoa envolvida neste horrível assassinato de inocentes desarmados seja levada à justiça ".

Ele elogiou o governador do estado de Ondo, Arakunrin Rotimi Akeredolu, por suas "medidas ousadas e sua promessa de garantir que os autores sejam detidos".

 

Dom Arogundade pediu ao Estado um terreno, localizado em um lugar estratégico em Owo, onde se possa construir um parque de forma “que dê alguma dignidade à humanidade mesmo na morte”.

"Temos que deixar esses malfeitores saberem que não podemos ser derrotados e que, quando sairmos, sairemos fortes", disse o bispo em seu discurso. "Conseguir um local de sepultamento seria uma declaração que envergonharia os autores desse caos".

Confira também: