O bispo de Ondo, Nigéria, dom Jude Arogundade, ordenou a celebração de 30 dias de missas gregorianas pelo descanso eterno das vítimas do massacre perpetrado por homens armados, provavelmente pastores muçulmanos da etnia Fulani, numa igreja católica no final da missa de Pentecostes no domingo (5).

As missas gregorianas são uma série de missas celebradas por 30 dias após a morte de uma pessoa para rezar por sua alma, na esperança de que ela chegue ao céu.

São chamadas missas gregorianas em homenagem ao papa são Gregório Magno, que foi papa entre 590 e 604, explica o site marianos.org.

São Gregório Magno incentivou a celebração destas missas para rezar pelas almas do purgatório, onde são purificadas antes do seu destino final, que é o Céu.

Gregório relatou em um de seus escritos que celebrou essas missas gregorianas pela alma de um monge morto, que ao fim de 30 dias apareceu a um irmão da comunidade para lhe dizer que havia saído do purgatório.

O massacre de Pentecostes ocorreu na igreja de são Francisco Xavier, em Owo. Segundo a diocese, o atentado deixou pelo menos 38 mortos, entre crianças e mulheres grávidas; e 61 feridos.

Em comunicado, o bispo nigeriano ordenou que todas as missas celebradas nas paróquias da diocese, de 13 de junho a 25 de julho de 2022, “sejam oficiadas para o repouso das almas dos defuntos, de acordo com o regulamento das missas gregorianas para os mortos”.

“Autorizo ​​também que outras intenções, se necessário, sejam aplicadas por motivos pastorais; mas não podem ser mais de duas em tais missas”, disse o bispo.

Confira também: