A Santa Sé instituiu o Comitê para os Investimentos, previsto na nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, que entrou em vigor em 5 de junho.

O presidente do comitê é o cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Outros quatro membros, leigos, são: o fundador e administrador da RegHedge, Jean Pierre Casey; o diretor administrativo da Union Investment Privatfonds GmbH, na Alemanha, Giovanni Christian Michael Gay; o gerente de Skagen Funds, Noruega, David Harris; e o chefe de investimentos do Boston College, Estados Unidos, John J. Zona.

O Comitê, segundo a Praedicate Evangelium, é chamado a “garantir a natureza ética dos investimentos em valores mobiliários da Santa Sé de acordo com a doutrina social da Igreja e, ao mesmo tempo, sua rentabilidade, adequação e grau de risco”.

Constituição Praedicate Evangelium

A Constituição Apostólica Praedicate Evangelium "sobre a Cúria Romana e seu serviço à Igreja no mundo" foi promulgada em 19 de março, Solenidade de São José e nono aniversário do início do pontificado do papa Francisco.

A nova Constituição Apostólica descreve, em 54 páginas, as competências dos 16 dicastérios, o papel de outras instituições da Santa Sé, incluindo órgãos judiciais como a Penitenciária Apostólica, organizações econômicas como a Secretaria para a Economia e outros escritórios como o Prefeitura da Casa Pontifícia.

“Com a entrada em vigor desta Constituição Apostólica, a Constituição Apostólica Pastor Bonus foi totalmente revogada e substituída, e a reforma da Cúria Romana está concluída”, disse a Santa Sé.

Confira também: