A Conferência Episcopal do Vietnã alertou sobre um grupo de fiéis que praticam exorcismo não autorizado e instou essas pessoas a retornar à Igreja Católica.

“Não é apropriado afirmar que alguém está possuído pelo diabo ou acreditar que as doenças são causadas por demônios e que alguém tem um superpoder para exorcizá-los”, declarou dom John Do Van Ngan, chefe da Comissão de Doutrina e Fé da Conferência Episcopal do Vietnã.

“Quem afirma ser 'diretamente revelado' pelo Pai e se proclama 'secretário do Pai' nega o papel de Cristo, e é uma grave ofensa à fé católica (...) Atos arbitrários de exorcismo com superstição e magia são totalmente contrários à doutrina e à prática da Igreja Católica”.

O comunicado informa que desde 2015, um pequeno grupo de fiéis da paróquia de Bao Loc, na diocese vietnamita de Da Lat, "acredita erroneamente" que foram ungidos por Deus com "dons especiais" para "exorcizar demônios".

Essas pessoas atraíram alguns padres e religiosos, fazendo com que mais fiéis caíssem no erro. A Diocese de Da Lat aconselhou o grupo e aplicou ações disciplinares. O grupo, porém, mostrou "clara e abertamente sua desobediência, prejudicando a unidade do rebanho de Deus", explica o comunicado.

Em 30 de maio, a Conferência Episcopal do Vietnã exortou fortemente o grupo leigo a retornar à comunhão, já que começou a se espalhar para outras dioceses e até o governo do Vietnã planejou uma intervenção para "fechar este grupo religioso ilegal".

“Pedimos a todos os membros do Grupo Bao Loc que retornem à Igreja Católica e vivam o espírito de unidade que Cristo Bom Pastor deseja. Que o Espírito Santo nos guie na verdade e nos una na fé”, conclui Dom Do Van Ngan.

Confira também: