Ao inaugurar hoje o ano acadêmico da Universidade Católica do Sagrado Coração em Roma, o Papa Bento XVI assegurou que uma autêntica universidade católica se caracteriza pela síntese entre a qualidade de pesquisa e ensino e a fidelidade ao Evangelho e ao magistério eclesiástico.

Depois de destacar o grande número de jovens que estudam neste centro de estudos, o Santo Padre perguntou "Como saem daqui? Que cultura encontraram, assimilaram, elaboraram? Este é o grande desafio: Dar vida a uma autêntica universidade católica, que se caracterize pela qualidade da pesquisa e do ensino, e ao mesmo tempo, pela fidelidade ao Evangelho e ao magistério da Igreja".

Em seu discurso, o Pontífice disse que "a universidade católica é um grande laboratório no qual, segundo as diversas disciplinas, elaboram-se novas vias de pesquisa em um encontro entre fé e razão que tem como objetivo recuperar a síntese entre ambas, freqüentemente respondida por correntes importantes da filosofia moderna".

Criticando estas correntes de pensamento, Bento XVI assinalou que "as questões fundamentais do ser humano –como viver e como morrer excluem do âmbito da racionalidade e acabam passando à esfera da subjetividade. Deste modo, desaparece a questão que deu origem à universidade –a da verdade e o bem– para ser substituída pela questão da viabilidade. Aqui está o grande desafio das universidades católicas: A pesquisa científica no horizonte de uma racionalidade diversa da que hoje está amplamente estendida, segundo uma razão aberta ao transcendente, a Deus".

Em sua intervenção, o Pontífice pediu aos professores e alunos lançar as redes, "ao alto mar do saber, com paixão renovada pela verdade e pelo ser humano, confiando na palavra de Cristo, também quando se experimenta o cansaço e a desilusão por não ter "pescado nada".

"No vasto mar da cultura, Cristo sempre tem necessidade de ‘pescadores de homens’, quer dizer, de pessoas de consciência e bem preparadas, que ponham suas competências profissionais a serviço do Reino de Deus. Também o trabalho de pesquisa na universidade, forma parte deste serviço ao Reino e ao ser humano se realizado desde uma perspectiva de fé", disse o Santo Padre.

JPII: Cátedra sobre a vida e o sofrimento

Ao início de seu discurso pronunciado na Aula Magna da Faculdade de Medicina e Cirurgia Agostino Gemelli, o Papa afirmou na sede romana da universidade que ali era "inevitável não pensar nos momentos cheios de trepidação e de emoção que vivemos durante as últimas vezes em que João Paulo II foi hospitalizado nesta clínica".

"Naqueles dias, o pensamento dos católicos de todo o mundo e não só destes, dirigiu-se ao ‘Gemelli’. Dos quartos do hospital, o Papa deu um ensinamento sem igual sobre o sentido cristão da vida e do sofrimento, testemunhando em primeira pessoa a verdade da mensagem cristã", destacou Bento XVI.