Ao assistir hoje na inauguração do ano acadêmico da Universidade Católica do Sagrado Coração em Roma, o Papa alentou o trabalho de pesquisa científica na regulação natural da fertilidade humana e na superação de modo natural da eventual infertilidade.

Depois de delinear aos professores e alunos desta casa de estudos os desafios de uma autêntica universidade católica, o Papa se referiu ao "Instituto Científico Internacional Paulo VI de pesquisa sobre a fertilidade e a infertilidade humana, para uma procriação responsável", fundado em novembro de 2000, qualificando-o de "exemplo eloqüente da síntese entre verdade e amor, que constitui o centro vital da cultura católica".

O Santo Padre destacou que o instituto, "nascido para responder à chamada de Paulo VI na encíclica ‘Humanae vitae’, tem como fim oferecer uma base científica segura tanto à regulação natural da fertilidade humana como ao compromisso de superar de modo natural a eventual infertilidade".

"Fazendo meu o grato apreço de meu venerado predecessor por esta iniciativa científica, espero que obtenha o necessário apoio para desenvolver sua importante atividade de pesquisa", concluiu.