Seu nome é Juan Vicente Pérez Mora, ele é venezuelano, reza o terço duas vezes por dia e foi listado pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo.

Juan Vicente nasceu em 27 de maio de 1909 e na sexta-feira passada fez 113 anos.

Em nota publicada na terça-feira (17) no site do Guinness World Records, Mora disse que seu segredo para uma vida longa é "trabalhar muito, descansar nas férias, dormir cedo, beber um copinho de aguardente todo dia, amar a Deus e levá-lo sempre no coração".

Segundo a organização internacional, o status de Juan Vicente Mora como o homem mais velho foi verificado em 4 de fevereiro de 2022.

A vida do homem mais velho do mundo

Mora nasceu em El Cobre, estado de Táchira, Venezuela, em 27 de maio de 1909. Era o nono dos dez filhos de Eutiquio del Rosario Pérez Mora e Edelmira Mora.

Em 1914 mudaram-se para a cidade de Los Pajuiles, em San José de Bolívar, e aos cinco anos começou a trabalhar com seu pai e irmãos na agricultura.

Aos dez anos, frequentou a escola apenas cinco meses, pois sua professora Carmen adoeceu. Felizmente, ele aprendeu o básico de leitura e escrita graças a um caderno que ganhou de presente da professora.

Juan Vicente foi oficial de justiça em Caricuena entre 1948 e 1958.

Seu casamento com Ediofina del Rosario García durou cerca de 60 anos, até que sua esposa morreu em 1997. Eles tiveram seis filhos e cinco filhas, e a família cresceu até chegar a ter 41 netos, 18 bisnetos e 12 tataranetos.

Ele também é conhecido em sua família por ser um homem de fé, pois se esforça por construir um relacionamento sólido com Deus e com seus entes queridos, e também reza o terço pelo menos duas vezes por dia.

"Meu tio Vicente transmite muita paz, tranquilidade e irradia muita alegria. É uma pessoa que tem muito para dar. Gosta do básico da vida e é muito grato a Deus. Sua família é o seu apoio", disse seu sobrinho Freddy Abreu.

Juan Vicente Pérez Mora recebeu o título de recorde como o homem mais velho depois do espanhol Saturnino de la Fuente García que nasceu em 11 de fevereiro de 1909 e morreu em 18 de janeiro de 2022 aos 112 anos e 341 dias.

A pessoa mais velha do mundo é a freira francesa André, nascida em 11 de fevereiro de 1904 e batizada como Lucile Randon. Ela tem 118 anos.

Confira também: