Embora já tenham passado três meses da última Jornada Mundial da Juventude celebrada em Colônia, o Arcebispo da cidade, Cardeal Joachim Meisner, celebrou uma Missa em que abriu a "Festa de Ação de Graças" com quase três mil voluntários da organização central da JMJ.

Na Catedral de Altenberg, o Cardeal se dirigiu aos jovens lembrando que "não investimos tanto esforço e dinheiro em uma semana em Colônia para que tudo fique simplesmente no passado", e assinalou que entesourava a esperança de que o "ponto culminante da história milenar do Arcebispado de Colônia, tenha na verdade mudado positivamente a cara da arquidiocese".

Assinalou também que a JMJ Colônia 2005 foi um dos pontos mais emocionantes de sua vida, por isso agradeceu aos jovens "sem os quais nada tivesse sido possível", e os exortou a conservar o espírito vivido para poder dizer com orgulho às gerações futuras "eu estive lá".

A idéia de conformar este grupo central de jovens, que unido a 300 diretores espirituais trabalhou por dois anos especialmente na preparação espiritual do evento, foi do encarregado da pastoral juvenil da arquidiocese, Pe. Ulrich Hennes, que também assistiu à celebração.

O Pe. Hennes se dirigiu aos jovens, aconselhando-os "permanecer sempre unidos entre vocês. Quanto melhorariam as coisas se continuássemos vivendo o espírito da JMJ como testemunhas de Cristo!"

Logo depois da celebração na Catedral, todos se dirigiram a uma tenda especialmente montada para compartilhar o almoço, receber certificados e escutar diversos grupos musicais.