O papa emérito Bento XVI agradeceu as saudações que recebeu de todo o mundo pelo seu aniversário de 95 anos que foi em 16 de abril.

“Por ocasião dos meus 95 anos, recebi um grande número de mensagens de todo o mundo, desejando-me um feliz aniversário”, escreveu Bento XVI à Fundação Die Tagespost, a organização responsável pelo site BenediktusXVI.org.

“Essas muitas expressões de devoção e solidariedade me deixaram muito feliz. Na minha gratidão, sinto-me unido a todos na oração”, disse Bento XVI.

O secretário pessoal de Bento XVI, o arcebispo alemão Georg Gänswein, que o ajudou a ler as mensagens de felicitações, também falou sobre o assunto.

“O papa emérito me pediu para expressar seus sinceros agradecimentos a todos aqueles que lhe desejaram um feliz aniversário no site www.BenedictusXVI.org”, disse dom Gänswein.

Bento XVI "se encheu de grande alegria e se comoveu com as muitas mensagens carinhosas que lhe foram enviadas ali", acrescentou.

A fundação Die Tagespost informou que as mensagens enviadas ao papa emérito Bento XVI também serão entregues em forma impressa em um volume.

Bento XVI, cujo nome de batismo é Joseph Ratzinger, nasceu em Marktl am Inn, na diocese de Passau, Alemanha, em 16 de abril de 1927.

Em 1962 participou do Concílio Vaticano II como consultor teológico do então arcebispo de Colônia, Alemanha, cardeal Joseph Frings.

Por mais de 20 anos foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, durante o pontificado do papa são João Paulo II.

Foi também presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e presidente da Pontifícia Comissão Teológica Internacional. Ele também foi decano do Colégio dos Cardeais.

Em 11 de fevereiro de 2013, ele anunciou sua renúncia ao pontificado, que entrou em vigor na quinta-feira, 28 do mesmo mês. Desde então mora no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde se dedica ao estudo, à leitura e à oração.

Confira também: