O Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino, afirmou que o novo Compêndio da Doutrina Social da Igreja é um guia para que o cristão se dedique à construção do bem comum, promovendo uma cultura da solidariedade apoiada no Evangelho.

O Cardeal fez estas declarações durante o Seminário Continental sobre o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, que se desenvolveu nesta capital com a presença de bispos e autoridades políticas e sociais.

"Esta abertura ao Evangelho nos consentirá atuar a favor do bem comum de nossos povos, na perspectiva de uma cultura, de uma economia e de uma política abertas às razões da solidariedade. Uma mensagem de justiça e de paz que chama os cristãos à unidade e a todos os homens e mulheres de boa vontade", explicou.

Por sua vez, o Núncio Apostólico no México, Dom. Giusseppe Bertello, recordou o papel dos leigos no mundo e os chamou a adquirir "uma sólida formação que lhes permita discernir em cada situação concreta, acima de interesses particulares ou propostas oportunistas".

Também o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, explicou que a Igreja sempre teve uma Doutrina Social apoiada nos ensinamentos de Cristo e cujos princípios guiam os cristãos na vida diária.

Depois de lembrar que a economia deve estar a favor do ser humano, o Cardeal informou que a obra será oferecida aos candidatos à presidência. "É como quando chamam a Missa, aquele que quiser aproveitar estas iluminações e reflexões, já o cumprimentamos desde agora".