O Bispo de Posadas, Dom. Juan Rubén Martínez; e o Administrador apostólico de Resistência, Dom. Carmelo Giaquinta, pediram ao Presidente Néstor Kirchner fazer uma leitura correta do último documento do Episcopado intitulado "Uma luz para reconstruir a nação".

Depois da apresentação do último documento da Conferência Episcopal Argentina (CEA), sobre a realidade social do país, o Presidente Kirchner reagiu com críticas iradas.

Dom. Giaquinta assinalou que o Governo tem feito uma interpretação "errônea" do texto, o qual foi concebido para "encontrar caminhos concretos que contribuam à reconstrução do tecido social, afiançar o sentido de pertença à Nação e acrescentar a consciência de ser cidadãos".

Por sua vez, Dom Martínez expressou que "não saímos do assombro que nos provocou a recepção doentia ou estratégica" de alguns sobre um texto "que está pensado para a reflexão como uma contribuição ou como ‘uma luz para reconstruir a Nação’".

Recordou que o documento está dirigido "aos membros do Povo de Deus e a todos os homens de boa vontade", e que entre seus objetivos está compreender "a necessidade de assumir como uma contribuição a nossa condição de cristãos e cidadãos os valores e virtudes".

Finalmente, Dom Giaquinta pediu ao Presidente especificar onde os bispos teriam falado mal.