"A Igreja Católica não faz recomendações nem dá receitas, muito menos abençoa os candidatos à presidência da República, mas está aberta a recebê-los quando eles quiserem", esclareceu o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera.

Durante sua apresentação no Seminário Continental sobre o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, que se realiza nesta capital.

Conforme informa a agência Notimex, o Cardeal indicou que os bispos se reunirão com os candidatos quando estes solicitarem, pois "nós não pedimos a ninguém entrevistas, eles são os que as pedem em seu momento". Assinalou também que estão abertos a todos os partidos políticos, a todos os grupos. "A Igreja está com todos os que contribuem ao bem-estar do México", precisou.

O Arcebispo destacou que "nós temos uma lei interna pela qual não podemos participar de política interna de partido", ao ser perguntado sobre a posição da Igreja quanto ao proselitismo político.

"A Igreja se alegra de que os partidos tenham aproximação e concordâncias, mas podem ser acrescentadas outras propostas onde se unam em ideais e compromissos", afirmou sobre o chamado Acordo de Chapultepec.