“Prefiro viver sem pele do que viver sem devoção à Virgem Maria”, disse são João de Ávila, padroeiro dos padres espanhóis, reformador e escritor. A festa deste grande missionário, diretor de almas e conselheiro de muitos santos é celebrado hoje (10).

São João de Ávila nasceu por volta do ano 1500 na Espanha em uma família rica. Estudou na Universidade de Alcalá, foi ordenado sacerdote em 1526 e distribuiu os bens que seus pais lhe deixaram entre os necessitados.

Um grande número de fiéis sempre vinha ouvir seus sermões, que ele preparava ajoelhado e orando por várias horas. Às vezes passava a noite inteira diante do crucifixo ou do Santíssimo Sacramento confiando a pregação e assim obteve muitas conversões.

"Para obter conversões, é preciso ter fé que as conversões serão alcançadas. A fé move montanhas", disse o santo. Para ele, a principal qualidade de um bom pregador é "Amar muito a Deus!"

Com o seu entusiasmo contagiou muitos sacerdotes na Evangelização. Os inimigos e invejosos o acusaram perante a inquisição com falsos testemunhos e ele foi preso. Quando foi solto, foi aplaudido pelo povo.

São João de Ávila foi amigo e conselheiro de santo Inácio de Loyola, santa Teresa de Jesus, são João de Deus, são Francisco de Borja, Ssão Pedro de Alcântara e frei Luís de Granada.

Morreu em 10 de maio de 1569 dizendo: "Jesus e Maria". Foi canonizado pelo beato Paulo VI em 1970.