A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) pediu a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, após o vazamento de um rascunho do parecer majoritário da Suprema Corte que colocaria fim ao aborto legal em todo o país.

Em um comunicado divulgado na quinta-feira (4), dom William E. Lori, arcebispo de Baltimore e presidente do Comitê de Atividades Pró-Vida da USCCB, pediu a Nossa Senhora de Guadalupe que "rogue por nós e nos guie".

O vazamento do rascunho do parecer, publicado pelo site americano POLITICO em 2 de maio, mostra que pelo menos cinco dos juízes da Suprema Corte decidiram reverter a decisão da instituição no processo Roe x Wade, de 1973, que legalizou o aborto nos Estados Unidos.

A autenticidade do vazamento foi confirmada pela Suprema Corte, que anunciou uma investigação sobre o caso.

O documento vazado não é uma decisão final da Corte Suprema, a qual deve ser conhecida em junho deste ano.

Em sua declaração de 4 de maio, dom Lori observou que esse vazamento “nos lembra da necessidade urgente de oração e ação neste momento crucial em nosso país”.

“Como católicos, nos preocupamos com cada criança não nascida e cada mãe. Nossa Igreja tem consistentemente dado testemunho em palavras e atos de que a vida começa no momento da concepção”, disse.

“Como bispos, compartilhamos em nosso comunicado ‘Apoiando mães necessitadas’: Comprometemo-nos a 'redobrar nossos esforços para acompanhar mulheres e casais que enfrentam gestações inesperadas ou difíceis, e durante os primeiros anos da paternidade, oferecendo cuidados amorosos e compassivos por meio de iniciativas como Caminhando com Mães Necessitadas e muitas outras'”.

“Ao mesmo tempo, enquanto aguardamos a decisão do Tribunal, encorajamos todos a intensificar suas orações e jejum para que a decisão final do Tribunal” anule a legalização do aborto, disse dom Lori.

O bispo também afirmou que “esperamos e rezamos por uma mudança em nossas leis e estamos prontos para ajudar todas as mulheres grávidas necessitadas em cada uma de nossas comunidades”.

Confira também: