O Bispo de Florência e Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Fabián Marulanda, ressaltou a decisão do Presidente Álvaro Uribe, de procurar uma comissão internacional que facilite o acordo humanitário com as Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O Prelado declarou a Caracol Radio, que o Governo deve procurar todos seus esforços para obter a liberação de policiais, militares, políticos e cidadãos seqüestrados –alguns dos quais levam mais de sete anos seqüestrados– e esta busca não deve ser considerada como "excesso de bondade do Governo".

Por outro lado, referindo-se ao grupo guerrilheiro Exercito de Libertação Nacional (ELN), o Prefeito para a Congregação do Clero, Cardeal Darío Castrillón Hoyos, afirmou que a Igreja "está pronta na paz ou na emergência" para apoiar a busca da reconciliação na Colômbia, e apoiará qualquer eventual diálogo do ELN com o governo.

Diante da proposta do ELN de ter um "encontro exploratório formal" com o Presidente Uribe, o Cardeal Castrillón considerou que o importante é que "haja honestidade nas colocações e que uma e outra parte conheçam o potencial que há agora para ver o dano que causa um conflito armado" porque na Colômbia um diálogo "não pode ser independente da realidade bélica que vivemos nos últimos 60 anos".

Finalmente, a CEC informou que como é tradicional no Natal, a Igreja na Colômbia fará um chamado para que os que o levante armado se comprometa a fazer uma trégua.