O bispo Anthony Pascal Rebello, da diocese africana de Francistown, Botsuana, ficou "gravemente ferido" após ser espancado por ladrões na noite de sexta-feira (29).

Funcionários da diocese confirmaram o ataque em um comunicado publicado no Facebook. Informaram que o bispo de 72 anos ainda está "fraco para andar sem ajuda" e "não se lembra muito" do ataque.

“Dom Anthony Rebello foi atacado por ladrões na noite passada e ficou gravemente ferido", disse o comunicado de 30 de abril. Também informou que o bispo estava “procurando atendimento médico".

“Por favor, rezem por ele e por sua diocese neste momento difícil, implorando a misericórdia de Deus sobre ele”, acrescentou a diocese.

O arcebispo de Gaborone, Botsuana, dom Frank Atese Nubuasah, informou nas redes sociais que dom Anthony "estava na capela ontem à noite quando os agressores o atacaram".

“Há manchas de sangue no tapete. Os móveis foram removidos e um banco foi arrancado de sua base”, contou Nubuasah.

O arcebispo de Gaborone disse que na manhã de 30 de abril, um assessor da sé episcopal encontrou o bispo inconsciente, "o que significa que ele passou a noite inteira naquele estado".

“Ele foi transferido para o hospital, onde foi atendido e encaminhado ao Hospital Universitário. Exames e uma tomografia computadorizada foram feitos e nada de anormal foi detectado no crânio", acrescentou.

Dom Nubuasah disse estar “triste ao saber que algo assim aconteceu na casa onde passei mais de 21 anos morando sem problemas de segurança. O bairro é bom e seguro, e agora isso. O que está acontecendo com nosso país e com o mundo? Por que as pessoas são tão violentas em seus esforços para reivindicar para si o que não lhes pertence?

“Convido vocês a rezarem pela cura de dom Anthony Rebello, especialmente pelo efeito traumático em uma alma tão simples e santa”, concluiu.

Dom Rebello, de origem indiana, foi nomeado bispo de Francistown em julho de 2021, depois de trabalhar por vários anos como pároco da Santa Cruz Mogoditshane, na diocese de Gaborone.

Foi ordenado sacerdote dos Missionários do Verbo Divino em maio de 1977.

Ele foi um dos três membros fundadores dos Missionários do Verbo Divino no Quênia, em 1984. Abriram sua primeira missão em Kayole, na arquidiocese de Nairóbi, Quênia, e depois a missão Galba Tulla, na diocese de Meru.

Ele é ex-aluno da Pontifícia Universidade Gregoriana, com sede em Roma, e anteriormente serviu como superior provincial dos Missionários do Verbo Divino no Quênia e vigário paroquial em Angola.

Confira também: