O papa Francisco recebeu ontem (25), um grupo de estudantes da Capelania Católica Queen's University de Belfast (Irlanda), que estão em peregrinação a Roma para celebrar o 50º aniversário desta capelania. Francisco os encorajou a “aprofundar a compreensão e apreciar a riqueza intelectual e espiritual da tradição católica, mas também, e com espírito realmente evangélico, a cultivar a cultura do encontro entre” eles “e na comunidade universitária”.

“A fé cristã é essencialmente um encontro com Jesus Cristo. Se realmente acreditamos em Jesus, devemos tentar nos comportar como Jesus: encontrar os outros, encontrar quem está ao nosso lado, compartilhar com eles a verdade salvífica do Evangelho", disse. O papa recordou que, "como pessoas, e especialmente como cristãos, somos feitos de tal maneira que não podemos viver, crescer e nos realizar a não ser na busca da verdade e no dom sincero de nós mesmos aos outros”.

Nesse sentido, o papa Francisco disse aos estudantes que construir a cultura do encontro a serviço do Reino de Deus “não é apenas uma questão de ver, mas de olhar; não é apenas uma questão de ouvir, mas de escutar; não é suficiente encontrar ou passar pelas pessoas, mas parar e se comprometer com elas nas coisas que realmente importam”.

Francisco também encorajou os participantes do encontro a promover "a cultura do encontro no ambiente universitário” e contribuir para “manter vivas as nobres tradições irlandesas de hospitalidade, reconciliação, fidelidade ao Evangelho e perseverança na busca da santidade”.

O papa pediu a intercessão da Virgem Maria para que esses estudantes possam “continuar sendo uma comunidade de fé, de amizade no coração do campus universitário”.

Confira também: