A sala de imprensa da Santa Sé informou no sábado (23) que o papa Francisco nomeou o cardeal Michael Czerny o novo prefeito do dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.

O cardeal, que já atuava como prefeito interino do mesmo dicastério, substitui o cardeal Peter Turkson, cuja renúncia ao cargo foi aceita pelo papa em dezembro de 2021.

O cardeal Czerny nasceu em Brno, na antiga Tchecoslováquia, em 18 de julho de 1946. Tem 75 anos. Quando tinha dois anos, emigrou para o Canadá com sua família.

Ele é subsecretário da seção de migrantes e refugiados do dicastério desde 2017. O papa Francisco o nomeou cardeal no consistório de 5 de outubro de 2019.

Francisco também nomeou como secretária do mesmo dicastério a economista e freira salesiana italiana irmã Alessandra Smerilli, que também atuava como secretária interina desde agosto de 2021.

Outra nomeação para este dicastério foi a do padre Fabio Baggio, que passa a ser subsecretário do dicastério e também responsável pela seção de migrantes e refugiados e por projetos especiais.

O padre missionário scalabriniano foi nomeado subsecretário da seção de migrantes e refugiados em dezembro de 2016.

Confira também: