Na Sala de Imprensa da Santa Sé se apresentou hoje o calendário das celebrações comemorativas do V Centenário da fundação da Guarda Suíça, o mais antigo corpo militar em funções do mundo.

Da coletiva de imprensa participaram o coronel Elmar Th. Mäder, comandante do Guarda Suíça Pontifícia e Paolo Francini, chefe do Departamento Filatélico e Numismática do Governo da Cidade do Vaticano. Sobre os atos comemorativos que se celebrarão este ano, Mäder indicou que incluirão a Suíça, Itália, o Vaticano e Roma.

As atividades começarão em 21 de janeiro de 2006 com uma recepção de gala e a Santa Missa na Capela Sixtina presidida pelo Secretário de estado vaticano, Cardeal Angelo Sodano. Um piquete de honra na Praça de São Pedro, durante o Ângelus e a bênção apostólica, recordará a histórica chegada dos primeiros guardas ao Vaticano.

Além da exposição "Guarda Suíça Pontifícia, 500 anos, história, arte, vida", centrada nos diferentes aspectos do Corpo, que será inaugurada no fim de março, uma centena de antigos guardas empreenderá em 7 de abril, uma marcha da Suíça que chegará a Roma em 4 de maio. Nesse dia, como há 500 anos, os guardas atravessarão a cidade, onde serão acolhidos pelas autoridades da prefeitura, até chegar à Praça de São Pedro, onde o Santo Padre os abençoará.

A jornada central do V centenário será 6 de maio, quando se celebrar uma Missa na basílica de São Pedro. Ali mesmo, pela tarde, juramentarão os novos recrutas. Esse mesmo mês se realizarão diversos concertos musicais

Selos e medalhas comemorativos

Por sua vez, Pier Paolo Francini se referiu à emissão de selos vaticanos dedicados aos 500 anos da fundação. "É a primeira vez que se faz uma emissão conjunta de uma série de selos Suíça-Cidade do Vaticano", disse.

O chefe do Departamento Filatélico e Numismática anunciou a emissão de uma medalha comemorativa vaticano de dois euros, prevista para o primeiro semestre de 2006, dedicada ao Corpo da Guarda em seu quinto centenário de fundação.

Igualmente, Mäder assinalou que a Confederação Helvética emitiu uma moeda de ouro para comemorar o V Centenário. Com ocasião da marcha da Suíça a Roma, será cunhada uma moeda de ouro com a imagem do Papa Julio II e outra de prata com a efígie do Bento XVI. Além disso, concluiu, será cunhada uma medalha oficial da Santa Sé para condecorar os guardas que atualmente prestam seu serviço.

500 anos de serviço ao Papa

O coronel Mäder, resumiu a história da fundação do Corpo, recordando que o Papa Julio II (1503-1513) queria contar com um corpo de guarda que o tutelasse e representasse o núcleo permanente de um exército mais vasto que se formaria em caso de necessidade. Escolheu servir-se da Suíça para este fim, tendo em conta a história do país, o elevado número de infantaria disponível e sobretudo o respeito pela Igreja que caracterizava os cantões confederados.

Em 1505, o Papa, mediante a bula "Confoederatis Superioris Alemanniae", ordenou ao prelado de antecâmara Peter von Hertenstein que recrutasse 200 soldados suíços e os conduzisse a Roma sob as ordens do capitão Kaspar von Silenen. O corpo de guarda, com 150 membros, atravessou os Alpes e as regiões italianas da Lombardía e Toscana, entrando em Roma em 22 de janeiro de 1506.

"Com motivo do V centenário daquela bula –prosseguiu o comandante da Guarda Suíça Pontifícia– Bento XVI escreveu em junho do ano passado uma carta ao Presidente da Conferência Episcopal Suíça e a todos os guardas suíços, tanto em serviço, como aos antigos membros, onde recordava a fundação do Corpo, seu heróico sacrifício durante o Saque de Roma (1527) e manifestava seu agradecimento pela fidelidade secular ao Pontífice".