O Papa Bento XVI criou a nova diocese de Ba Ria no Vietnã, com território desmembrado da diocese de Xuân Lôc, e nomeou primeiro Bispo da jurisdição eclesiástica Dom Thomas Nguyên Van Trâm, até agora Auxiliar de Xuân Lôc.

A diocese Ba Ria tem uma superfície de quase dois mil quilômetros quadrados e uma população de mais de 900 mil habitantes, dos que 225 mil professam a fé católica.

Para a atenção pastoral da diocese, o novo Bispo contará com a colaboração de 91 sacerdotes e 598 religiosos. A atual igreja paroquial do Ba Ria, dedicada aos Santos Apóstolos Santiago e Felipe, será a catedral.

Ao comentar a importância da nomeação episcopal e da criação da nova diocese vietnamita, depois de quase trinta anos, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Crescenzio Sepe, assinalou à Rádio Vaticano que, como em outros países da Ásia, África e América, "a criação de uma nova circunscrição eclesiástica é sinal de vitalidade cristã nessas comunidades, pois com seu crescimento se verifica também a necessidade de um Pastor, de um novo bispo que possa alimentar melhor a vida cristã destas populações".

O Cardeal Sepe, que nos próximos dias viajará ao Vietnã em visita pastoral "para manifestar a proximidade do Santo Padre e da Igreja universal, animando os cristãos a viver sua fé com entusiasmo", assinalou à emissora radial que este ato "se trata, certamente, de um sinal muito positivo e de uma expressão de abertura por parte do governo para esta realidade cristã que cresce, torna-se vital, e cada vez mais protagonista da vida religiosa e da vida social no Vietnã".

O Cardeal, que foi convidado pela Conferência Episcopal vietnamita, ordenará 57 novos sacerdotes na catedral de Hanoi.

Segundo a Rádio Vaticano, o seminário maior regional de Hanoi anunciou com grande alegria a visita, sublinhando o valor histórico da mesma e o renascer das vocações nesta nação, depois de longos anos de restrições.