O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, afirmou que o "tempo e rapidez com que se vive a tecnologia da informação não devem deteriorar as virtudes que possui a natureza humana" durante seu programa radial dos sábados "Diálogo de fé".

"Não podemos nos dedicar a processar toda a informação e comunicação através de celulares, a Internet ou outro meio tecnológico subtraindo o tempo de convivência com nossos seres queridos", acrescentou o Cardeal.

Para o Arcebispo de Lima, uma das conseqüências da indevida utilização da era da informação é que os seres humanos se convertem em "robôs" e reduzem a proximidade, o carinho, o afeto de seus seres queridos, aniquilando a dimensão espiritual e religiosa de cada pessoa.

"O coração de muita gente sempre estará inquieto até que não encontre essa amizade com Deus que pode se descobrir no trabalho, com os amigos, com os filhos, encontrando uma dimensão que não vai tão rápida mas que é mais transcendente. É o tempo dedicado a refletir, conversar, examinar-se e pedir perdão", precisou o Cardeal.

"Por isso devemos saber conjugar bem a intensidade com a convicção com que terá que viver a vida, porque todos os atos deixam um rastro em nossa alma, deixam um rastro para a eternidade", acrescentou e indicou que "a melhor maneira de viver é saber administrar a presença de Deus em nossa vida temporária".

"Sem Deus se envelhece muito rápido mas com Deus a juventude é permanente. Por isso, entremos nesse ritmo pausado de viver com vistas à eternidade em nosso mundo de hoje. Reconheçamos que a Eucaristia é permanência de Cristo no tempo acendendo a grande luz que ilumina nosso hoje. Cultiva, consistentemente, esse caminho à vida eterna que se antecipa com a Eucaristia em cada missa dominical", destacou.