No próximo domingo (24) acontece a Quarta Caminhada de Porto Alegre (RS), que tem inspiração no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O trajeto gaúcho tem 22 quilômetros, foi reconhecido pela catedral de Santiago e pode ser usado para completar o chamado caminho inglês até o túmulo de são Tiago.

Na Europa, há diferentes percursos que levam à catedral de Santiago de Compostela. Um desses é o chamado caminho inglês, que parte da cidade de La Coruña, na Galícia, Espanha. Este trajeto tem cerca de 80 quilômetros. Entretanto, para conseguir a compostela, que é o certificado de conclusão do caminho, o peregrino deve andar pelo menos 100 quilômetros. Por isso, para completar o total da distância, em 2016 foi aprovado que as pessoas pudessem percorrer o trecho restante em outros locais, inclusive em seus próprios países.

No Brasil, além do Caminho de Porto Alegre, outro percurso reconhecido pela catedral de Santiago é o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, em Florianópolis (SC), com 21 quilômetros.

A ideia para o Caminho de Porto Alegre surgiu após padre José Antônio Sauthier, do santuário de Santa Rita de Cássia, na capital gaúcha, fazer o Caminho de Santiago de Compostela, em 2014. “Eu fiz o caminho francês e, durante 30 dias, percorri mais de 900 quilômetros”, contou à ACI Digital.

Segundo padre Sauthier, ao retornar para o Brasil lembrou um desejo antigo que havia no santuário de realizar a procissão de santa Rita saindo do centro de Porto Alegre. “Foi então que lancei a ideia de fazer um caminho em Porto Alegre nos moldes de Santiago”, disse. Para concretizar essa ideia, contou com apoio da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul (ACASARGS).

A ACASARGS é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com objetivo de reunir pessoas interessadas na preservação e na divulgação dos caminhos até Santiago de Compostela. Oferece, de forma voluntária, informações, orientações e ajuda aos interessados e futuros peregrinos. É esta associação que fornece ao peregrino uma credencial que deve ser carimbada ao longo do trajeto para comprovar que percorreu o caminho em Porto Alegre.

Em 2017, fizeram o primeiro Caminho de Porto Alegre e, já no lançamento, conseguiram o reconhecimento por parte de Santiago de Compostela como um trecho oficial para completar o caminho inglês. O trajeto sai da catedral de Porto Alegre, passa pela igreja Nossa Senhora das Dores, pelo santuário de Schoenstatt e chega ao santuário de Santa Rita de Cássia. Em cada uma dessas igrejas, o peregrino pode receber o carimbo em sua credencial.

Segundo padre Sauthier, “a proposta é que peregrinos possam fazer este caminho a qualquer dia do ano” e, se quiser usá-lo para completar o caminho inglês, basta pegar a credencial na ACASARGS. Entretanto, decidiram realizar uma edição oficial anual, para a qual contam com “todo um aparato de suporte ao longo do trajeto, com água, banheiros químicos, ambulância”. Esta caminhada acontece no último domingo de abril.

Padre Sauthier contou que na primeira edição, em 2017, esperavam “cerca de 100 pessoas, mas foram 300. Na segunda, já tivemos 600 e, na terceira, foram 1500 inscritos. Depois de dois anos sem a caminhada, por causa da pandemia, agora, já temos mais de 700 inscritos”, disse.

A caminhada do próximo domingo sairá às 6h30 da catedral do Porto Alegre e a previsão de chegada ao santuário de Santa Rita de Cássia é por volta das 15h. “No caminho de Porto Alegre, queremos mostrar nossa cidade, aquilo que temos de bonito, mas sobretudo o aspecto religioso. E também indicar o Caminho de Santiago como uma proposta a ser realizada um dia”, afirmou o sacerdote.

Padre Sauthier destacou que a caminhada “tem todo um sentido para nossa vida de fé cristã”, pois “somos peregrinos aqui na Terra” e “queremos chegar ao céu”. “Mas, entre o céu e o agora, tem a nossa caminhada, a nossa peregrinação”, disse.

Confira também: